Site comemorativo dos 50 anos do IB - UNICAMP

Comemore conosco alguns fatos e dados de nossa história

O Instituto de Biologia foi fundado em 1967, ocasião em que o Reitor Prof. Dr. Zeferino Vaz designou o Prof. Dr. Walter Hadler para ser Coordenador do Instituto. Primeiramente, o IB ocupou parte de um prédio da Maternidade de Campinas, na Av. Orozimbo Maia (onde foi gestado o embrião da UNICAMP). Depois, ganhou espaço físico no prédio onde atualmente está instalada a Diretoria Geral de Administração (DGA-UNICAMP), sendo a primeira unidade a ser alocada no recém construído campus da Cidade Universitária. Em 1974, o Instituto se mudou para sua área física atual, à época com 14.000 m2 de construção.

 

Docentes

Em 1969, ocorreu a contratação de novos docentes para o jovem Instituto, incluindo o Prof. Dr. Benedicto de Campos Vidal, ainda ativo em nosso Instituto. Hoje, quase 50 anos depois, o Instituto é formado por mais de 120 docentes, atuantes em ensino, pesquisa e extensão nas mais variadas áreas do conhecimento biológico! Atualmente, há 5 departamentos no Instituto (Genética, Evolução e Bioagentes, Biologia Vegetal, Biologia Animal, Biologia Estrutural e Funcional, e Bioquímica e Biologia Tecidual). Mas você sabia que nem sempre foi assim? Originalmente, o Instituto de Biologia foi constituído por seu primeiro diretor (Prof. Walter Hadler) com 8 departamentos. O IB já teve 11 departamentos, mas ao longo dos anos houve fusões e reestruturações, sendo a mais recente em 2009.

 

Ensino de Graduação


Em 1968, iniciou-se o planejamento para a instalação dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas. A primeira turma ingressou em 1971, através do Vestibular realizado em 1970. À época, o curso possuía apenas o turno diurno, licenciatura e bacharelado, com duas modalidades (biológica e médica). A primeira turma formou-se em 1974, e muitos alunos desta turma posteriormente tornaram-se docentes no jovem Instituto.

Nossos cursos passaram por muitas reformulações e reestruturações ao longo dos anos, destacando-se a reforma de 1989, a partir da qual o bacharelado passou a contar com três modalidades (ambiental, molecular e médica), a reestruturação de 2012, que extinguiu as modalidades do bacharelado, e a reestruturação das licenciaturas em 2014. O curso de licenciatura em Ciências Biológicas no período noturno foi implantado em 1993.

Ao completar seus 50 anos, o ensino de Graduação continua tão importante para o Instituto quanto na época de sua criação: formamos anualmente mais de 500 alunos nos Cursos de Ciências Biológicas e atendemos a um conjunto de mais de 2000 alunos de cursos vinculados a outras Unidades da UNICAMP, como Medicina, Enfermagem, Farmácia, Educação Física, entre outros.

 

Ensino de pós-graduação

Hoje, o Instituto de Biologia tem uma forte atuação na formação de alunos em nível de pós-graduação. Anaulmente, são mais de 1000 alunos de pós, entre matriculados, ingressantes e egressos, distribuídos entre 8 programas de pós-graduação, dois dos quais com nota máxima (7) na avaliação da CAPES e outros 6 programas com excelente avaliação. Estes dados refletem uma história sólida de investimentos em educação e na formação de recursos humanos. A primeira tese defendida no IB foi no ano de sua criação (1967), de Luiz Augusto Magalhães, que viria a ser o primeiro coordenador de graduação do Instituto. Entretanto, o primeiro curso de pós-graduação do Instituto foi o Mestrado em Imunologia, criado em 1971.

Ao longo dos anos, inúmeros outros cursos surgiram, se fundiram ou foram substituídos por outros cursos e programas de pós-graduação. Por exemplo, os cursos de pós-graduação em Bioquímica, Biologia Celular e Estrutural, e Genética e Biologia Molecular têm sua origem no Curso de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular, criado em 1975. A estrutura atual está na figura abaixo.

 

 Produção científica

O Instituto de Biologia sempre teve uma importante atuação em pesquisa, evidenciada pela projeção que inúmeros artigos e projetos liderados por seus docentes tiveram ao longo dos anos. Afinal, são 50 anos onde o interesse sempre renovado pelas Ciências Biológicas se mantém firme. São 50 anos formando alunos e envolvendo a todos na construção do conhecimento humano! Esta página é curta demais para descrever a contento as importantes descobertas do Instituto. Em breve, um novo menu será adicionado a esta página para dar visibilidade a nosso histórico de realizações em pesquisa científica. Aguardem!

 

 Os dados de número de artigos, alunos de graduação e de pós-graduação nesta tabela constituem dados anuais do IB.

Biblioteca

A biblioteca do Instituto de Biologia sempre foi motivo de orgulho para nós, não somente pelo papel que desempenha na formação dos alunos, mas também pelos constantes investimentos na aquisição de um acervo impressionante de periódicos e livros. Novamente, o sucesso da Biblioteca reflete um histórico de realizações que remontam aos anos iniciais de formação da UNICAMP. A Biblioteca do IB foi instalada em 1969, funcionando provisoriamente no edifício ocupado atualmente pela DGA, sendo a primeira biblioteca da UNICAMP e o embrião para a constituição da atual Biblioteca Central. Em 2010, foi inaugurado o novo e moderno prédio da Biblioteca, que, além de abrigar nossa coleção de periódicos, teses e livros, possui áreas para estudo e convivência, tendo também papel importante na realização de eventos científicos e culturais. Acompanhe as atividades da Biblioteca em 2017!

 

Herbário

Em 1974, foi fundado o Herbário do Instituto, ligado ao Departamento de Botânica, inicialmente graças à colaboração do Instituto de Botânica de São Paulo, que cedeu um lote de 60 latas para acondicionamento do material botânico. O Herbário obteve reconhecimento internacional através da inscrição, com a sigla UEC, no Index Herbariorum, em 1979. Hoje, o UEC é um importante centro de pesquisa e ensino para a formação de profissionais para atuarem em universidades e institutos de pesquisa de diversas regiões do Brasil.

É o segundo maior herbário do Estado de São Paulo e um dos maiores do Brasil, o que o torna referência obrigatória para qualquer trabalho, no Brasil ou no exterior, que envolva plantas brasileiras. Na sua coleção, a maioria das exsicatas é proveniente dos cerrados e matas das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil. Você sabia que o acervo do UEC está quase totalmente informatizado, facilitando o acesso remoto e o estudo por pesquisadores do mundo todo? Nosso acervo está armazenado em centenas de armários com milhares de exsicatas e é um orgulho para nosso Instituto!

 

Museu de Zoologia

O Museu de História Natural foi criado em 1992, aberto às atividades de ensino, pesquisa e prestação de serviços nas áreas de Ciências Naturais. Ao longo dos anos, foi rebatizado Museu de História Natural “Prof. Adão José Cardoso”, em homenagem ao Prof. Adão, um dos coordenadores da Graduação do Instituto. Em 2008, passou a ser denominado Museu de Zoologia “Prof. Adão José Cardoso”, e em breve ganhará um prédio novinho em folha! Além de uma importante ferramenta de estudo e preservação de espécimes, o Museu é uma grande atração para crianças e adultos leigos de toda a região, com suas mostras altamente ilustrativas, em um espaço dedicado à paixão pelas Ciências Biológicas!

Galeria de Diretores do Instituto


1967-1982
Diretor Prof. Dr. Walter August Hadler

 

1982-1986
Diretor Prof. Dr. Crodowaldo Pavan e
diretor associado Prof. Dr. Antonio Celso Novaes Magalhães

 

1986-1990
Diretor Prof. Dr. Antonio Celso Novaes Magalhães e
diretora associada Profa. Dra. Nilce Correa Meirelles

 

1990-1994
Diretor Prof. Dr. Mohamed Habib e
diretor associado Prof. Dr. Benedito de Oliveira Filho

 

1994-1998
Diretor Prof. Dr. Arício Xavier Linhares e
diretor associado Prof. Dr. Antonio Carlos Boschero

 

1998-2002
Diretora Profa. Dra. Maria Luiza Silveira Mello e
diretor associado Prof Dr. Otávio Henrique de Oliveira Pavan

 

2002-2005
Diretor Prof. Dr. Mohamed Habib e
diretor associado Prof. Dr. Louis Bernard Klaczko

 

2005-2006
Diretor Prof. Dr. Louis Bernard Klaczko e
diretor associado Prof. Dr. João Vasconcellos Neto
(assumiram após saída do Prof. Mohamed para assumir
a Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários)

 

2006-2010
Diretor Prof. Dr. Paulo Mazzafera e
diretora associada Profa. Dra. Shirlei M. Recco Pimentel

 

2010-2014
Diretora Profa. Dra. Shirlei Maria Recco-Pimentel e
diretor associado Prof. Dr. Flávio Antonio Mäes dos Santos

 

2014-2018
Diretor Prof. Dr. Alexandre Rodrigues de Oliveira e
diretor associado Prof. Dr. Marcelo Brocchi